Postagens populares

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PROJETO FOLCLORE


PROJETO : FOLCLORE
MITOS E ASSOMBRAÇÕES


JUSTIFICATIVA: O folclore Brasileiro é o mais exuberante e o mais original do mundo inteiro, pois é o resultado de uma miscigenação de povos, sendo que as manifestações populares podem oferecer extraordinário apoio didático-pedagógico ás práticas educativas, dentro e fora da escola.

OBJETIVO GERAL:
  • Resgatar danças e lenda;
  • Refletir sobre diferenças de gênero e relacionamentos.
  • Conscientizar em relação a limites e regras, propiciando espaços para o desenvolvimento pessoal e social firmado em princípios de liberdade de disciplina.

    APRESENTAÇÕES;
  • SACIE-PERERÊ – é um negrinho de uma perna só muito ágil e atrevido. Usa gorro vermelho e gosta de fumar cachimbo. Costuma ficar invisível e aparece e desaparece no corrupio do vento. Não é maldoso, mas gosta de fazer traquinagens como, por exemplo: apagar o fogo, assustar viajantes e trançar crinas de cavalos. Para pegá-los basta um terço, uma peneira ou dar três nós num pedaço de palha.



  • BUMBA-MEU BOI- O Bumba-meu-boi é uma das mais ricas manifestações folclóricas do Brasil. Bumba quer dizer “estrondo de pancada ou queda”. Teve origem no Nordeste e se espalhou por todo país, com diversos nomes, boi-bumbá. Boi calemba, boi-calumba, boi mamão, boi-melão, boi-dos-reis entre muitos outros.


  • CAPOEIRA- A capoeira surgiu na Bahia, na época da escravidão. Os escravos, para praticarem suas crenças e mantém sua cultura, disfarçam seus rituais com cantigas e danças. Seus movimentos de mãos e principalmente de pernas,, exigem grande perícia e eram utilizados como luta de defesa dos escravos. Hoje, a capoeira é até reconhecida como esporte e praticada em todo país, sempre acompanhada do som do berimbau, e tambor.

  • QUADRILHA -A quadrilha tem origem inglesa, mas se popularizou por toda Europa, no século 18. Era a dança dos bailes das cortes. No século 19, a quadrilha foi trazida pelos portugueses e caiu na graça do povo. Com o tempo, foi adaptada com elementos da cultura brasileira e passou a ser praticada no campo. Esta dança surgirem homenagem aos santos juninos: santo Antônio, são João e são Pedro em agradecimento á colheita. A quadrilha é praticada por todo Brasil.

  • FREVO - O frevo é um ritmo pernambucano. Surgido no recife, e sua dança são passos ritmos alucinantes e os participantes levam um pequeno guarda-chuva colorido, que acompanha o tom de suas roupas. Muito executado durante o carnaval. È uma dança alegre e contagiante que atrai multidão, não deixando ninguém de fora.

  • SAMBA- o samba tem origens africanas. Acredita-se que a origem do nome está na palavra africana samba, que significa umbigada. Pois quando surgiu, uma pessoa ficava no centro dançando sozinho, depois era chamada outra pessoa para substituí-lo batendo nela com umbigo. O samba tem várias influências de cada região do Brasil, e sempre acompanha por violão, pandeiro e surdo, entre outros instrumentos. No rio de janeiro, o samba se tornou a dança do carnaval, e se espalhou por todo país e ficou conhecido em todo o mundo.


  • BAIÃO - O baião é uma dança que mexe com o povo do nordeste, e se espalhou por todo o Brasil, principalmente pelo trabalho de Luiz Gonzaga que popularizou o baião até no exterior. Os paços das danças são feitos de cruzamento de pernas, giros, trejeitos e muito molejo.

  • PARLENDAS- Que servem para brincar, distrair, entreter ou embalar as crianças.


  • TRAVA-LÍNGUAS- São fórmulas versificadas de difícil pronúncia e até pequenos relatos que apresentam palavras de articulação trabalhosa.

  • MÚSICA: SAPO JURURU

  • ADIVINHA- O folclore as adivinhas desempenham papel de grande importância na antiguidade. Era uma espécie de desafio ao homem para que mostrasse a sua sabedoria. São, na verdade, uma das formas curiosas e ingênuas de literatura oral.


  • SEREIA- Personagem de muitas histórias antigas de pescador, ela é protetora dos rios, e aparece como uma linda sereia, e com o som de sua voz ela hipnotiza , encanta e atrai os homens para o fundo das águas. Á quem acredite que ela se casa com eles. Mas talvez ela só queira mesmo que eles se afoguem

  • A CUCA- A cuca é uma velha feia que aparece, geralmente á noite, para levar embora as crianças traquinas que não gostam de dormir cedo. As mães, quando estão cansadas, cantam chamando a CUCA para que venha cuidar dos filhos desobedientes.